Quando fala-se da válvula borboleta de acionamento manual, o cuidado com a fabricação é bem menor no que se diz respeito às medidas e tolerâncias da parte superior da válvula. Porém, para fazer o uso do atuador pneumático para válvula borboleta, é necessário cuidados, como as cotas precisas no topo do eixo para que haja um correto acoplamento com o atuador.
Além disso, a furação deve ser feita dentro dos padrões ISO. Isso faz com que se obtenha uma fixação alinhada com o atuador pneumático para válvula. Também deve-se ter cuidados mínimos, que são necessários nos atos de montagem, e fazem toda a diferença na vida útil do equipamento.
Informações do atuador
Esse tipo de equipamento é um dispositivo capaz de gerar força através da energia do gás armazenado sob pressão. Também conhecido como cilindro pneumático ou cilindro de ar, o equipamento é utilizado em uma ampla variedade de aplicações em diversos segmentos industriais.
Geralmente os sistemas pneumáticos são mais vantajosos do que os sistemas hidráulicos, pois o ar é facilmente pressionado e os vazamentos não são uma preocupação. Empresas especializadas em válvulas industriais oferecem atuadores de diversos modelos para finalidades variadas.
A única coisa que poderá acarretar em um funcionamento ruim do atuador pneumático, é o modo com que ele é montado e instalado. Uma montagem sem alinhamento entre os equipamentos gera esforços axiais não tolerados pelo atuador pneumático para válvula borboleta causando:
- Ovalizações;
- Desgastes prematuros;
- Quebra de partes interna;
- Vazamentos;
- Perda de torque.
Olhando agora para os problemas gerados por válvulas borboleta de má qualidade, vemos muitas vezes:
- Hastes fora de medida;
- Furações fora de esquadro;
- Sedes mal acomodadas ao corpo;
- Disco com medidas inadequadas;
- Entre outros desvios.
Funcionamento do equipamento
O funcionamento do atuador pneumático para válvula borboleta é bastante simples. Para que o equipamento inicie sua operação, o ar deve ser pressurizado acima do nível atmosférico. Dessa forma, a energia do ar comprimido é exercida contra a base do pistão e a força necessária para movimentar elementos mecânicos é gerada.