O atuador rotativo pneumático funciona semelhante a um motor alimentado por ar comprimido que gera força em seu próprio eixo, sua utilização é protagonista em processos de automação de válvulas industriais rotativas. A medida utilizada é o torque (newton x metro).
LOCAIS DE APLICAÇÃO DO ATUADOR ROTATIVO
O atuador pneumático rotativo é utilizado nos mais diversos segmentos, tais como: plantas e sistemas suspensos em unidades de tratamento d'água ou em indústrias químicas. Os atuadores em aço são ativos principalmente em áreas marítimas ou sanitárias.
TIPOS DE ATUADORES DISPONÍVEIS NO MERCADO
Este tipo de atuador tem várias opções de materiais para sua fabricação. Uma das principais matérias-prima do produto é o ferro ou ligas de aço, porém, este modelo vêm sendo substituído por outros exemplares. O atuador de resina plástica pode ser aplicado em ambientes nocivos às ligas de metal, por seu potencial anticorrosivo, o que dá a ele certa resistência e vantagem comparado ao ferro.
Outro tipo de atuador e que é mais aceito atualmente é o de fabricação em alumínio. O alumínio possui resistência e alta dureza, ele abrange todos os benefícios que os outros materiais possuem, porém, o seu preço é muito mais acessível.
VANTAGENS DO ATUADOR ROTATIVO PNEUMÁTICO
- Alta dureza;
- Mercado específico;
- Oxidação elevado;
- Agilidade na realização do processo;
- Versatilidade de matéria-prima.