O ar comprimido é considerado uma forma de energia alternativa e limpa, que pode ser facilmente utilizada em inúmeras aplicações. Além disso, ele pode ser utilizado para realizar operações que necessitam de movimentos repetitivos, podendo aumentar a produtividade e diminuir os custos de uma empresa, por exemplo. Por sua vez, as válvulas pneumáticas exercem pressões moderadas, que têm função relevante no processo que abrange o ar comprimido.
Principais funções das válvulas pneumáticas são:
- Direcionar os fluxos de ar;
- Monitorar a força de pressão nos ambientes;
- Dessa forma, as válvulas são responsáveis por controlar a pressão e a direção do ar comprimido.
Saiba mais do produto e suas aplicações
A maior vantagem de investir no produto é a variedade de aplicações que elas permitem. De qualquer forma, é fundamental estudar a empresa responsável pela distribuição das válvulas, verificando a qualidade do produto para, consequentemente, garantir a segurança do produto final do cliente.
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internetOs modelos mais comuns são:
- Válvula Direcional: Controlam a parada, partida e sentido da deslocação de um atuador;
- Válvula Reguladora de Fluxo: Influencia na vazão do ar comprimido;
- válvula reguladora de pressao: Influenciam na pressão do ar comprimido ou são controladas pela pressão de ar comprimido;
- Válvula de Bloqueio: Bloqueia a direção de ar comprimido, podendo liberar ou não, o ar para a direção oposta.
Para realizar sua função de maneira adequada, as válvulas pneumáticas deverão ser acionadas no momento que for desejado ou partindo de um sistema ja programado.
Válvulas de má qualidade, por exemplo, podem resultar em um mal funcionamento do produto, podendo até ocasionar acidentes graves, dependendo onde elas foram aplicadas. Por isso, na hora de pesquisar por válvulas, é essencial observar a experiência e a qualidade do serviço prestado pela empresa contratada.
Solicite agora mesmo uma cotação!